quinta-feira, 19 de abril de 2012

Considerar a importância da interação professor e aluno no processo da aprendizagem.

      É de suma importância a interação entre professor/aluno, para que aja uma troca de conhecimento, pois tanto o professor quanto o aluno tem muito a oferecer um ao outro.

Como devemos identificar as características do bom professor?

* Pesquisador
* Comprometido
* Facilitador
* Compreensivo
* Evolutivo
* Afetivo, entre outros.

Que mudança social você identifica como desafio ao papel do professor? E por quê?

Querendo ou não, os professores são um pouco os pais dos alunos, então esse é um grande desafio: o de educar para a vida. E por que isso acontece? Isso acontece por que o professor tem esse comprometimento a partir do momento que ele decidiu que seria isso o que queria da vida, então esse seria o seu papel na sociedade.
O que é, pra quem é e como é que utilizamos o PPP?


É o chamado Projeto Político Pedagógico. Toda escola deve ter definida para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana. O Projeto político pedagógico serve exatamente para isso para ver a sua escola como um todo não só na perspectiva pedagógica. É uma ferramenta que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho. O público alvo desse projeto é a escola em um todo, a melhoria da escola, por isso todas as instituições devem  ter, sejam públicas ou privadas. Normalmente é criado por funcionarios, pais de alunos, professores e deve ser regido pelo diretor.  A relevância de um projeto político pedagógico escolar consiste no planejamento que evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.

A importância do planejamento na organização profissional


    O planejamento é uma ferramenta de fundamental importância na organização profissional, pois o profissional tem necessidades de conhecer e compreender a realidade para que consiga realizar intervenções com qualidade.
 “o planejamento é fundamental, pois, ele é sua ferramenta de trabalho, com ele pronto sua aula fica mais flexível e seu trabalho bem mais rentável e fácil de administrar”.Sabemos que a Didática é um processo de ensino, na qual caminham lado a lado com os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de uma aula, se relacionam entre si de modo a criar condições a fim de garantir mecanismos para o corpo discente, proporcionando uma aprendizagem significativa. Alem de auxiliar o professor na direção e orientação das tarefas do ensino aprendizagem garantindo segurança profissional.Planejar é estudar, organizar, coordenar, ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo. O planejamento auxilia na orientação, organização e concretização daquilo que se desejar alcançar.
Pode-se dizer que o planejamento é um importante aliado ao exercício do trabalho profissional. O planejamento deve ser tratado como um processo primordial ao trabalho profissional, pois é um método aplicado para a intervenção profissional, ou seja, o profissional deve investigar e analisar a realidade para assim propor uma intervenção eficaz.
 Na educação o planejamento envolve a integração do professor-aluno com as relações social-economicas e político-culturais, bem como os elementos escolares, objetivos, conteúdos, métodos, com a função de explicitar princípios e execução das atividades escolares e possibilitar as ações do professor na realização de um ensino de qualidade, evitando a monotonia e a rotina e o desinteresse do processo ensino-aprendizagem, assim como proporciona aos alunos conhecer a realidade social através dos conteúdos programados e planejados.

o que é didatica



Já sabemos que a didática é uma disciplina técnica e que tem como objeto específico a técnica de ensino (direção técnica da aprendizagem). A didática estuda a técnica de ensino em todos os aspectos práticos e operacionais, podendo ser definida como: " A técnica de estimular,dirigir e encaminhar, no discurso da aprendizagem,a formação do homem". (AGUAYO)



Valorização da escola

Debatemos em sala:

* A valorização da escola;
* O desenvolvimento do professor e do aluno;
* O comprometimento entre professor e aluno;
* Afetividade entre ambos;
* A importância da comunicação em sala de aula

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Compreensão

Passamos a compreender o fenômeno educacional e a prática docente vivenciados nas escolas de educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental à luz de referenciais teóricos e metodológicos.

DIDATICA

Podemos entender também a prática pedagógica como prática social nas suas múltiplas determinações e relações. (Re)significar práticas docentes, tendo como referência o processo de ação/reflexão coletiva dos desafios e possibilidades do cotidiano do ensino.

Nas aulas que se seguiram, lemos livros de Libâneo e Freire para socialização em sala de aula. Foram aulas bastantes proveitosas.

Pedagogia e Didática

No primeiro dia de aula foi dada a ementa do que iríamos estudar durante o período e a apresentação entre alunos e professor.