quinta-feira, 19 de abril de 2012

A importância do planejamento na organização profissional


    O planejamento é uma ferramenta de fundamental importância na organização profissional, pois o profissional tem necessidades de conhecer e compreender a realidade para que consiga realizar intervenções com qualidade.
 “o planejamento é fundamental, pois, ele é sua ferramenta de trabalho, com ele pronto sua aula fica mais flexível e seu trabalho bem mais rentável e fácil de administrar”.Sabemos que a Didática é um processo de ensino, na qual caminham lado a lado com os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de uma aula, se relacionam entre si de modo a criar condições a fim de garantir mecanismos para o corpo discente, proporcionando uma aprendizagem significativa. Alem de auxiliar o professor na direção e orientação das tarefas do ensino aprendizagem garantindo segurança profissional.Planejar é estudar, organizar, coordenar, ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo. O planejamento auxilia na orientação, organização e concretização daquilo que se desejar alcançar.
Pode-se dizer que o planejamento é um importante aliado ao exercício do trabalho profissional. O planejamento deve ser tratado como um processo primordial ao trabalho profissional, pois é um método aplicado para a intervenção profissional, ou seja, o profissional deve investigar e analisar a realidade para assim propor uma intervenção eficaz.
 Na educação o planejamento envolve a integração do professor-aluno com as relações social-economicas e político-culturais, bem como os elementos escolares, objetivos, conteúdos, métodos, com a função de explicitar princípios e execução das atividades escolares e possibilitar as ações do professor na realização de um ensino de qualidade, evitando a monotonia e a rotina e o desinteresse do processo ensino-aprendizagem, assim como proporciona aos alunos conhecer a realidade social através dos conteúdos programados e planejados.

Um comentário:

  1. Este texto está bem direcionado ao planejamento escolar, o que de fato estamos nos mobilizando para isto. Parabéns!!!

    No entanto, o objetivo do blog é sintetizar o que debatemos em sala de aula, e não trazer cópia de texto. Pensem nisto!!!!
    Algumas partes dos textos vimos na internet.

    ResponderExcluir