terça-feira, 12 de junho de 2012

Concepções e Tendências da Educação



Concepções Didáticas

Tendências Pedagógicas: Liberal e Progressivista
Várias tendências existem para denominar um determinado tipo de aprendizado, entre todas elas estão presentes como atores a figura do professor e do aluno. Esta relação, simbiótica, é fundamental para o aprendizado de todos os integrantes deste processo, pois a troca de conteúdos e idéias é importante para este desenvolvimento, e estão presentes em várias tendências a serem citadas.
Na história da educação, várias foram as tendências que englobaram o processo de ensino e aprendizagem. Dois grandes grupos: a Pedagogia Tradicional e a Pedagogia Progressivista. A adoção de cada uma é relativa, segundo [Libâneo, 1992, Pag. 19] “aos condicionantes sócio-políticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, conseqüentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-alunos, técnicas pedagógicas etc”.

A Pedagogia Liberal é representada por tradicional, Renovada Progressivista, Renovada Não-Diretiva e Tecnicista.
A Tendência Liberal Tradicional destaca o professor como o transmissor do condicionamento do aluno a atingir a realização pessoal, através de seu próprio esforço. Neste caso, o foco é a preparação intelectual e moral dos alunos para desempenharem o seu papel na sociedade. A transmissão dos conteúdos é feita de forma cumulativa, a partir dos conteúdos descobertos e criados pelo homem, entretanto sem reconstrução ou questionamento.
A aprendizagem é somente receptiva, automatizada, sem que seja necessário acionar as habilidades mentais do aluno, limitando-se apenas a memorização. Libâneo explana que é predominante a autoridade do professor, este, que exige atitude receptiva dos alunos e desfavorece a comunicação no decorrer da aula. Esta tendência demonstra ineficiência e contradição aos dias atuais.
O intelecto é desligado da realidade social, e enfatiza o estudo dos clássicos e das biografias dos grandes mestres, com repetição de exercícios e memorização, objetivando a criação de hábitos.

Na Tendência Liberal Progressivista, a participação dos alunos e o interesse se caracterizam, onde os conteúdos escolares são organizados em torno de um Centro de Interesse.
Seu foco principal é a cognição, ensinando seus alunos a “aprender o aprender”, a estudar, adequando as necessidades individuais às do meio social. Uma característica importante é o aprender fazendo, este, muito valorizado o trabalho em grupo.
Esta tendência valoriza muito o empírico e o experimentalismo, sendo o professor o auxiliar ou facilitador do aprendizado do aluno, bem como o ajuste de suas necessidades individuais às da sociedade.

A Tendência Renovada Progressista possui como embasamento a teoria de John Dewey, autor que acreditava na idéia da relação entre a teoria e a prática, e na crença em que o conhecimento é construído quando compartilhadas as experiências, em um ambiente democrático, portanto, é indispensável bom relacionamento entre professor e aluno. Os conteúdos são estabelecidos em função de experiências vividas, e são considerados os processos mentais e habilidades cognitivas (Aprender o aprender).
As questões do prático e do pragmatismo são bases, pois seu principal objetivo consiste, segundo Dewey, na aplicação da teoria na prática
A pedagogia Liberal Renovada não-diretiva tem como função viabilizar o processo individual de crescimento do aluno. Nesta tendência, a escola tem o papel de formar atitudes, sendo que o professor deve ser um facilitador, objetivando verificar teorias que abordam esta tendência, e para que isto seja possível, o professor deve aceitar a pessoa do aluno como principal centro de desenvolvimento naquilo que é interesse do mesmo. Nesta tendência, o professor deve atuar como um criador de oportunidades para o aluno, pois uma de suas principais funções é descobrir o potencial de aprendizagem no projeto pelo qual o mesmo se interessa, oferecendo ferramentas e oportunidades que façam com que o aluno tire suas próprias conclusões. Assim, vislumbrando-se (aluno) com suas próprias percepções a realidade.

A Tendência Liberal Tecnicista está baseada na técnica. Teve seu início na década de 1950, com o Programa Brasileiro-Americano de Auxílio ao Ensino Elementar, quando a orientação da escola nova cede lugar a tendência tecnicista.
A preocupação é com a formação de indivíduos para atuarem no mercado de trabalho, mantendo a ordem vigente, o capitalismo. O objetivo é transmitir ao aluno “eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas” (LIBÂNEO, 1992:29). Há alguns exemplos de escolas que se utilizam desta tendência, escolas que oferecem cursos apostilados de digitação, programação, cursos de aprendizagem em instituições como SENAC e SENAI.
A comunicação entre professor e aluno possui um sentido exclusivamente técnico, eficácia da transmissão e conhecimento. Debates, discussões são desnecessários.

A Pedagogia Progressivista é representada por Libertadora, Libertária e Crítica dos Conteúdos, explicadas a seguir.
A Tendência "critico- social dos conteúdos" foca que é papel da escola que o aluno possua olhar crítico da sociedade a qual está inserido, e por meio de sua criticidade, possa ser mais um instrumento de mudanças sociais.     Essa tendência tem por objetivo propagar conteúdos contextualizados, estando em sincronia com a realidade.
A escola faz parte da sociedade, e essa forma gerações para contribuir para a sociedade, Portanto, forma jovens conscientizados e com leitura de mundo. Os conteúdos são repassados, de acordo com a ligação entre o saber e sociedade, não bastando apenas que conteúdos sejam repassados, mais sim que os alunos liguem saber e sociedade como uma forma indissociável. Sua metodologia visa o interesse do aluno.
Consiste no movimento das condições em que professor e alunos possam colaborar para fazer progredir essas trocas. O esforço de elaboração de uma pedagogia dos conteúdos está em propor ensinos voltados para a interação "conteúdos x realidades sociais".

A Tendência pedagógica libertadora tem como inspirador Paulo Freire. Faz parte deste processo alunos jovens e adultos. Considera a educação como o principal meio de transformação social para a população que não obteve o acesso ao ensino em período regular. Sua metodologia é o diálogo entre professor e aluno, extraindo os conteúdos da realidade vivida pelo educando em detrimento dos conteúdos utilizados na educação formal.
O professor deve se adaptar ao nível do aluno para que o aprendizado seja mais satisfatório, e sua relação com o aluno é de cooperação, pois, ambos são sujeitos do ato do conhecimento. A relação de autoridade por ambas as partes é nula. Seu objetivo é construir um cidadão crítico, capaz de entender o contexto o qual está inserido. A educação é de caráter problematizador, ou seja, se dá a partir da codificação da situação problema, envolvendo o conhecimento da realidade, e conseqüente reflexão e crítica.

A Tendência pedagógica libertária possui como principal característica, o estimulo à autogestão, onde o aluno tem a livre escolha sobre quais conteúdos deve estudar, de acordo com sua maior afinidade e sem cobranças por resultados. As matérias são colocadas à disposição dos alunos, porem são estudadas de acordo com o interesse do aluno. Seu objetivo é efetivar a abertura do sistema escolar e criar grupos de pessoas com princípios educativos, com base na participação grupal efetiva.
Nesta tendência, a educação formal é considerada um instrumento impessoal, comprometendo o crescimento dos educados na sociedade. Por isso, é viabilizada a aprendizagem informal via grupo, e dentro desta vivência, cada um dos membros do grupo irá suprir suas necessidades.

As tendências Libertadora e Libertária possuem pontos em comum: ambas valorizam a experiências e perspectivas dos alunos diante a realidade social, propiciando mais valor ao processo de ensino-aprendizagem em grupo. A Tendência Crítico Social, porém, propõe a superação das pedagogias tradicional e renovada, cujo a escola é considerada a mediadora entre o individual e o social.
A proposta de auxiliar a consolidação de um aprender o aprender é parte necessária da educação. Portanto, todas as tendências possuem fundamentos e aplicações, de acordo com as necessidades e épocas, e valorizam a formação de indivíduos ativos na sociedade.

2 comentários:

  1. O objetivo do Blog é uma síntese com suas palavras. Portanto, deve ser bem mais objetivo o registro.

    "A educação produziu uma vasta população capaz de ler, mas incapaz de distinguir o que vale a pena ler." (George M. Trevelyan - Historiador, ensaísta e educador inglês)

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  2. Análise finalisada nesta disciplina.
    Parabéns pelo desempenho na sala e nos registros do Blog.

    "Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores." (Khalil Gibran)

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