segunda-feira, 11 de junho de 2012

Jogos facilitadores

Para que a aula fique mais prazerosa temos que ulitlizar de muitos recursos, um deles sãos os jogos, que podemos chamar de jogos facilitadores, nesses jogos podemos usar de várias disciplinas tornando a aula mais fácil e também mais dinâmica. A seguir um jogo muito interessante, onde podemos abordar varios conteúdos:  Jogando com o dicionário.
Nesse jogo as regras são simples e bem claras, além do mais podemos exigir dos alunos as competencias de uma melhora na leitura, nos conhecimentos de palavras novas e também de seus significados, e muitas outras coisas...  dependendo da palavra podemos exigir o conhecimento em historia, geografia e ciências. 
O material a ser ultilizado é bem simples: Um dicionário, folhas de papel, lápis ou caneta, lousa para anotar as respostas e a pontuação dos grupos. Divida a classe em grupos. Apenas um dicionário será utilizado por um grupo a cada rodada. O primeiro grupo, que terá o dicionário em mãos, escolherá uma palavra do dicionário que ache desconhecida por todos,  falando-a em voz alta para os demais grupos. Se houver algum integrante de qualquer grupo que saiba a resposta correta ao ser anunciada, antes de começar a rodada, marca 4 pontos para o seu grupo. Cada grupo escreverá numa folha um significado para a palavra, inclusive o grupo que tem o dicionário em mãos, que colocará a definição correta. A professora recolhe as folhas e lê todas as definições, inclusive a correta. Escreve-se as respostas na lousa. Cada grupo escolhe a definição que achar certa. Assim a aula vai sendo divertida e muito proveitosa. Fica a dica!

Um comentário:

  1. Ótima dica!!!
    Mas, tenha um tema específico para que os alunos possam aprender os termos conectados ao objetivo do ensino.
    "A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida". (Sêneca)

    ResponderExcluir