quinta-feira, 7 de junho de 2012

Libâneo

No capítulo 5 de Libâneo, são tratados os seguintes temas:
  • O estudo ativo e o ensino - A aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimentos escolares por meio da atividade própria dos alunos. É fora de dúvida que a aprendizagem do aluno é, também, suscita pelos seus interesses e necessidades. O estudo é a atividade cognoscitiva por meio de tarefas concretas e práticas, cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos, habilidades e hábitos sob direção do professor. O estudo ativo consiste, pois, de atividadesdos alunos nas tarefas de observação e compreensão de fatos da vida diária ligados à matéria, no comportamento de atenção à explicação do professor, na conversação entre professor e alunos da classe, nos exercícios, no trabalho de discussão em grupo, no estudo dirigido individual, nas tarefas de casa etc.
  • A atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual - O trabalho docente somente é frutífero quando o ensino dos conhecimentos e dos métodos de adquirir e aplicar conhecimentos se convertem em conhecimentos, habilidades, capacidades e atitudes do aluno. O objetivo da escola e do professor é formar pessoas inteligentes, aptas para desenvolver ao máximo possível suas capacidades mentais, seja nas tarefas escolares, seja na vida prática através do estudo das matérias de ensino. O trabalho de planejar as aulas, traçar objetivos, explicar a matéria, escolher métodos e procedimentos didáticos, dar tarefas e exercícios, controlar e avaliar o progresso dos alunos destina-se, acima de tudo, a fazer progredir as capacidades intelectuais dos educandos. Não é muito comum os professoresterem o hábito de levar os alunos a pensarem sobre o que estão aprendendo. Frequentemente a criança faz uma pergunta ou revela uma curiosidade e, ao invés de ajudá-la a refletir, o professor entrega a resposta pronta ou simplesmente ignora o problema, e isso não é correto, pois o professor deve incentivar o aluno a pesquisar, a procurar a resposta para a questão. Também é muito comum nas escolas a ânsia de vencer o programa ou terminar todo o livro didático. Com isso os professores ficam achando que é perda de tempo conversar com os alunos, fazê-los pensar sobre os temas, dar exercícios de fixação e consolidação, o que não é certo pois o professor tem por obrigação tirar as dúvidas dos alunos, e a melhor maneira para isso acontecer é o professor debatendo em sala de aula e passando exercícios para averiguar a aprendizagem de cada aluno.    
  • Algumas formas de estudo ativo - O estudo ativo requer planejamento, organização e controle, de modo que acompanhe todos os momentos ou passos da aula, conforme o item " A Estruturação do Trabalho Docente", que foi falado no capítulo 4. Pode parecer que ficamos num beco sem saída: para o aluno despertar o gosto pelo estudo, é preciso estudar; para estudar, é preciso criar gosto pelo estudo. Mas existe a saída, e ela está nas mãos do professor que incute no aluno a importância e a necesidade de adquirir conhecimentos, mostra a sua aplicaçao, provoca a curiosidade, ensina de um modo que os alunos experimentem satisfação por terem compreendido a matéria e terem dado conta de resolver as tarefas. O sentimento de progresso impulsiona os alunos para o desejo de buscar novos conhecimentos, o que é a mais pura verdade, é por esse motivo que o professor tem que ter dinamismo.  
  • Fatores que influem no estudo ativo - A incentivação para o estudo; o professor tem que incentivar, estimular o aluno a aprendizagem, pois só desta maneira eles terão necessidades, interesses, desejos pelo estudo, pois o professor que incentiva para a aprendizagem estimula para um despertar.  O conhecimento das condições de aprendizagem do aluno; estar o aluno motivado para o estudo não depende, portanto, apenas da sua capacidade individual, porque, para sabermos do que cada um é capaz, é preciso verificar, antes, as condições reais de vida que se sobrepõem à individualidade. O professor deve conhecer as experiências sociais e culturais dos alunos: o meio em que vivem, as relações familiares, a educação familiar, as motivações e expectativas em relação à escola e ao seu futuro na vida. Estas características vão determinar, inclusive, sua percepção da escola, da matéria, do professor, seu modo de aprender. A influência do professor e do ambiente escolar; O professor deve ter constância e firmeza na direção da classe: ordem nos cadernos, livros, tarefas de casa e exercícios; manutenção de um clima de trabalho na classe, para assegurar a atenção e concentração nas tarefas; atitudes de respeito para com o professor, com os colegas e com o pessoal da escola entre outras coisas. O ambiente escolar pode exercer, também, um efeito estimulador para o estudo ativo dos alunos. Os professores devem unir-se à direção da escola e aos pais para tornar a escola um lugar agradável e acolhedor. Por mais pobre que seja uma escola, sempre há possibilidade de torná-la mais limpa, mais arejada, mais higiênica. A sala de aula fica mais atrativa com cartazes, ilustrações. 
Aqui termino o meu entendimento do capítulo 5 do livro de Libâneo.

Um comentário:

  1. Boa síntese.

    "As pessoas influenciam-nos, as vozes comovem-nos, os livros convencem-nos, os feitos entusiasmam-nos".
    (John Henry Newman)

    ResponderExcluir