terça-feira, 12 de junho de 2012

Pedagogia Tradicional e Pedagogia Renovada


Pedagogia Tradicional

        Segundo o que foi comentado em sala de aula e de acordo com o nosso entendimento, a pedagogia tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral. De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço. Sendo assim, as diferenças de classe social não são consideradas e toda a prática escolar não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno.
        Quanto aos pressupostos de aprendizagem, a idéia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o espírito da criança é acompanhada de outra: a de que a capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, sem levar em conta as características próprias de cada idade. A criança é vista, assim, como um adulto em miniatura,

     



Pedagogia Renovada

        Segundo essa perspectiva teórica de Libâneo, a pedagogia renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
        A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Se, na pedagogia tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada, defende-se a idéia "aprender fazendo", portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.
        Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma auto-aprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. Só é retido aquilo que se incorpora à atividade do aluno, através da descoberta pessoal; o que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situações. É  a tomada de consciência, segundo Piaget.

           

Um comentário:

  1. Qual destas posturas você assume como porfessora?

    "A primeira idéia que uma criança precisa ter é a da diferença entre bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade". (Maria Montessori - pedagoga italiana)

    ResponderExcluir